A construção de uma visão
e narrativa colectiva sobre a foz do Rio Neiva.

Sobre o projeto

“Estórias de ambos os lados”

é um projeto que pretende promover uma maior interação da comunidade local com as áreas protegidas na zona da foz do Rio Neiva, olhando para o seu património natural, cultural e social.

Iremos recolher estórias de ambas as margens, partindo do Rio Neiva na zona da sua foz, como uma linha visível e invisível que divide e une o Parque Natural Litoral Norte e o GeoParque Litoral, e dois municípios e cidades, Esposende e Viana do Castelo.

Pretendemos mobilizar a comunidade que habita em cada lado do Rio na sua foz, reconhecendo a importância de olhar para além desta linha, para que em conjunto seja possível valorizar e proteger este nosso território.

De setembro a dezembro de 2021.

Porquê este projeto?

A riqueza natural da foz do Rio Neiva encontra-se ameaçada. A pressão humana, as espécies invasoras que dominam a paisagem, e as alterações climáticas, são alguns dos fatores que contribuem para fragilizar e reduzir a biodiversidade local.

E, apesar de parecer um problema distante e longe do nosso dia-a-dia, um ecossistema natural vulnerável traduz-se numa economia mais frágil, afetando a produtividade dos sistemas agrícolas e florestais locais e até o nosso bem-estar, através da nossa relação social, cultural e afetiva com o território.

Trata-se, por isso, de um problema complexo que exige uma intervenção a longo-prazo e de diversos atores e especialistas. Mas exige também a mobilização da comunidade local, que será não só a mais penalizada, mas também a que mais beneficiará com a proteção e valorização do património existente.

Este projeto pretende, assim, ser um contributo para uma resposta, focando-se nas pessoas que habitam e vivem neste local. Só assim poderemos pensar e desenhar em conjunto o futuro deste território, desta paisagem, da sua cultura e tradições.

Actividades e Resultados

Ao longo de 4 meses, de setembro a dezembro de 2021, iremos recolher estórias individuais e colectivas desafiando os participantes a contribuir para a construção de uma visão e narrativa comum deste território.

brevemente

Organização e Equipa

Este projeto é implementado em parceria pelas seguintes organizações:

Rio Neiva

Associação de Defesa do Ambiente

Promotor

Rio Neiva

município de esponsende

Parceiro

município de esponsende

município de viana do castelo

Parceiro

município de viana do castelo

Conta com uma equipa de trabalho multidisciplinar:

Rui monteiro

Susana barreto

Eliana penedos- santiago

clara roberti

rui coelho

cristina nava

rui pedro almeida

alexandra roeger

ricardo carvalhido

jorge guedes

leonor cruz

Apoio