O Projeto Rotas do Oceano propõe uma abordagem inovadora ao cruzar a Literacia do Oceano com a Ciência Cidadã, uma metodologia base para a geração de conhecimento através do envolvimento de “não-cientistas”, neste caso estudantes, na recolha de dados científicos, capacitando e promovendo o seu pensamento crítico.
Propõe a criação de 6 Rotas de Conhecimento, que percorrem a cultura marítima de Esposende tendo em conta as áreas disciplinares e enquadramento com o plano curricular.
setembro de 2021 a dezembro de 2022
Promover o conhecimento da biodiversidade marinha e das áreas protegidas do território, capacitando os alunos para a monitorização das espécies. Incentivar a cidadania ativa através do registo e partilha de informação em plataformas de ciência cidadã.
Explorar e conhecer as civilizações e rotas marítimas no concelho (romanas, descobrimentos e presente)
Explorar e conhecer os sabores e gastronomia local de base marítima através de experiências e demonstrações.
Promover a iniciação ao desporto náutico e o seu mapeamento.
Conhecer as lendas, contos e músicas tradicionais no contexto dos oceanos como um todo e o concelho de Esposende.
Explorar e conhecer as oportunidades e barreiras ao futuro e sustentabilidade dos oceanos e sua interligação com o território. Promover a recolha de indicadores de qualidade visando a monitorização de habitats.
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.”
Saiba mais em eeagrants.gov.pt