O MOFWaste é um projeto iniciado em 2021 com o objetivo de sensibilizar para esta questão crítica do nosso tempo, envolvendo jovens em campanhas de sensibilização e proporcionando workshops de capacitação com soluções para redução e valorização dos alimentos.
Em 2024 estendeu o seu campo de reflexão-ação a um total de 6 escolas nos Municípios de Esposende e Viana do Castelo. Nesta nova edição o foco é monitorizar o desperdício alimentar nas cantinas escolares, através de uma abordagem de ciência cidadã, e envolver os estudantes, e restante comunidade educativa, na co-criação de recomendações para a prevenção deste desperdício.
Pesamos o desperdício alimentar dos participantes do programa de férias de verão e de duas cantinas do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, de modo, a conhecer a realidade desta problemática.
Produzimos cartazes informativos sobre os impactos do desperdício alimentar a nível social e ambiental.
Realizamos oficinas “mãos-na-massa” sobre aproveitamento integral dos alimentos e a valorização de bioresíduos
Convidamos os alunos do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio a partilhar as suas soluções de como evitar o desperdício alimentar.
Conhece as histórias aqui
Realizamos oficinas “mãos-na-massa” sobre aproveitamento integral dos alimentos e a valorização de biorresíduos
Envolvemos stakeholders-chave (autoridades locais e comunidade educativa) para conhecer percepções, identificar causas, discutir e criar estratégias de implementação-ação para a redução do desperdício.
Criamos conteúdos e ferramentas para a comunicação e envolvimento na ciência, adaptados aos participantes, e formação para a monitorização e recolha de dados científicos
Pesamos 3 categorias de desperdício alimentar (confecção, que inclui, sobras e não comestível, e refeição, o não consumido)
Desafiamos toda a comunidade a partilhar práticas e desafios sobre o desperdício e a co-criar recomendações para a sua prevenção.